23 maio, 2012

Entradinha super prática: cestinha de tomate com atum.


Como eu já avisei, não estou podendo cozinhar porque torci meu pé e estou com gesso. Então resolvi fazer essa entrada que, além de prática, é muito saborosa e saudável.
Bem, aí vai a receita:
1 Tomate
2 col. sopa de atum em conserva no óleo
Azeite a gosto
1 pitada de sal (opcional)

Preparo:
    1. Corte o tomate ao meio - pode ser na horizontal ou na vertical. Retire suas sementes (depois você pode usar para algum molho de outra preparação) e corte os fundos para que ele fique “em pé”
    2. Abra a lata do atum e escorra bem o óleo. Depois regue com um pouco de azeite e se desejar acrescente uma pitada de sal.
    3. Recheie o tomate com a preparação do atum e sirva gelado.



Os peixes são fonte de proteína com ótima digestibilidade, além de ser fonte de ômega-3. O ômega-3 é hipolipêmico e anti-aterogênico, ou seja, diminui os lipídeos e colesterol ruim e evita a formação de placas de gordura em nossas artérias. Sendo assim, diminui os riscos de doenças cardiovasculares.
Devemos comê-los ao menos 2 ou 3 vezes na semana para obtermos seus benefícios.

E aí vem uma dica...
Bem, minha professora de Bromatologia e Tecnologia dos Alimentos me passou uma dica muito importante: usar o atum em conserva no óleo.
O atum é um peixe de águas profundas e por isso contém grandes quantidades de mercúrio em sua composição. E o mercúrio, se ingerido em grandes quantidades, é tóxico!
Quando compramos o atum em conserva no óleo, ele retira uma parcela do mercúrio que há no peixe, o que não acontece com o atum em conserva de água.

Vamos provar?

2 comentários:

  1. Hum!! Deu muita vontade de comer!! Vou preparar aqui em casa e dps conto como ficou!!
    Renata Pacheco

    ResponderExcluir
  2. Adoreeei a receitinha..essa até eu consigo kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir